
SISTEMAS DE ISOLAMENTO
Os sistemas ETICS usados em Portugal podem ser constituídos por placas de poliestireno expandido, cortiça ( ambiental) ou lã de rocha.
Analisando os sistemas de capoto, podemos concluir que estes diferem na qualidade do material e na execução do trabalho. Uma das grandes falhas das empresas de capoto em Portugal é de não aplicarem perfis de arranque e perfis de pingadeira, que minimizam infiltrações e danos por ação de animais.
Em Portugal, quando se utiliza isolamentos de pequenas espessuras faz sentido optar pelas placas de isolamento escuro (com grafite) em vez do branco, pois o de grafite é cerca de 30% mais eficiente no isolamento térmico da casa. O trabalho é o mesmo sendo a diferença de preços pouco significativa.
EXECUÇÃO DE UM SISTEMA DE CAPOTO
Um sistema de capoto passa pelas seguintes etapas:
-
Proteção do chão e janelas para não as sujar;
-
Montagem dos perfis de arranque e de outros acessórios;
-
Colagem de placas de poliestireno, lã de rocha ou cortiça;
-
Reforço dos pontos fracos sujeitos a rutura e colocação da massa armada;
-
Primário e acabamento;
-
Limpeza da Obra.
ERROS NA EXECUÇÃO DO CAPOTO
Infelizmente grande parte das equipas que executam os trabalhos de capoto, nunca tiveram qualquer formação para uma instalação correta.
O capoto é um elemento frágil que quando acabada não apresenta qualquer defeito mas passado pouco tempo se não for bem "travado" apresentará fissuras e outros problemas.
